quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Cavaleiro da Dinamarca e os poemas do 7.º D


I.
Viajei por todo o lado
Do norte aos confins do mundo
Em toda a parte louvei a Deus
Vi maravilhas a fundo.

Por toda a parte ouvi histórias
Ou de romance ou de acção
Consegui grandes vitórias
E suportei a tentação.

Vi igrejas muito belas
E em todas elas orei
Todo o homem acende velas
E reza como eu rezei

Bem diferente de Veneza
A santa Jerusalém
De ambas parti com tristeza
E me despedi de Belém.
Leandro Suzano

II.
Viajei por todo o mundo
Da Dinamarca a Jerusalém
Em toda a parte rezei
Vi monumentos também

Em toda a parte do mundo
Fiz amigos onde andei
Mas nunca me aliciaram
E propostas recusei

Vi sempre muita magia
Coisas muito inovadoras
Todo o tipo de sabedoria
E a passagem das horas

Diferente do que conhecia
Só novidades eu vi
E à medida que as ouvia
Muita coisa eu aprendi.
Beatriz Hilário e Cláudio Cruz

III.
Viajei por terra e mar
Desde Veneza a Florença
Em toda a parte onde andei
Vi palácios e paisagem extensa.

Por todo o lado vi belezas
Romperem do chão e do mar
E nelas vi testemunho
Do que a terra tem p’ra dar.

Vi beleza, vi cultura
E vi as ondas do mar
Todo o mundo estava cheio
E a cultura a fervilhar

Diferente era aquela vida
Só igual ao céu e ao mar
Mas chegou a despedida
Por quem ansiava abraçar.

IV.
Viajei por meio mundo
Da Dinamarca à Palestina
Sempre, sempre admirado…
Vi coisas que ninguém imagina!

Muito fiquei encantado
Com tudo o que por lá vi
Mas indo de casa em casa
A viagem prossegui.

Diferentes do meu Natal
Outros por lá encontrei
E, enquanto eu os vivia,
Sempre o meu eu recordei.
José

V.
Viajei por terra e mar
Da Dinamarca à Santa Terra
Em Jerusalém rezei
De tudo o que vi gostei.

Em cada cidade havia
Uma história e uma gente
E havia uma proposta
Aliciante e diferente.

Muitas coisas sempre vi,
Estátuas cinzentas e quietas
Por toda a parte onde andei
Havia cidades esbeltas.

Cumprindo a minha promessa,
Só a doença me parou
Enquanto a minha família
No meu coração ficou.
Ana Sofia

VI.
Viajei por terra e mar
Da Dinamarca à Palestina
Vi nos sítios onde andei
Em cada um gente divina.

Um pouco por todo o lado
Ia ouvindo alguma história
Que pela originalidade
Me ficava na memória.

Vi sempre uma coisa nova
E em Belém me recolhi
Toda a noite estive a rezar
E em família me senti.

Diferente da minha terra…
A África era encantadora
Mas enquanto eu viajava
Os meus contavam cada hora.
Alexandra Cozac

VII.
Viajei por muitas cidades
Da Dinamarca a Belém
Conheci pessoas mil
Vi também Jerusalém

Nos locais em que passei
Vi pessoas tão simpáticas!
Muito eu me deliciei
Com as suas diferentes temáticas!...

Sempre observei coisas novas
E tudo me surpreendia
Todo este mundo novo
E outro que eu já conhecia.

Muito diferente de tudo
Foi esta grande viagem
Contudo, eu só pensava
Que apenas era passagem.
Cláudia Gomes

VIII.
Visitei várias cidades
Da Dinamarca à Palestina
Em toda a parte do mundo
Vi gente bem culta e fina.

Em Jerusalém rezei
E, p’ra saberem a verdade,
O rasto de Jesus procurei
Nas ruas daquela cidade

Vi sempre a luz na floresta
E, seguindo-a, avancei
Todo ansioso pela festa
E na noite dita cheguei.

Diferente de tudo o que vi…
Só a paz aqui encontrei
Enquanto o sonho revivi
À realidade cheguei.
Emanuel Martins

IX.
Viajei por África e Europa
Parti das pessoas mais queridas
Em toda a parte ouvi histórias,
Coisas belas por muitos vividas…

Porém, em toda a viagem
Nunca mais vi algo igual
À cidade de Belém,
Que é a cidade natal.

Vi coisas maravilhosas,
Vi pessoas sonhadoras,
Todo o cheiro era de rosas…
Vi coisas encantadoras!

Diferente esta minha vida,
Mas só minha terra ficou…
Enquanto estive na Palestina,
Minha família me esperou.
Aléxia, Ana Isabel, David

X.
Fui às cidades da Europa
Desde aí até à Ásia
Em todo o lado e em Belém
Fiz amigos que ninguém tem

Em toda a parte me encantei,
Ouvi a história de Vanina,
Dante navegante e Pêro Dias
Com seu negro amigo Tobias.

Vi sempre árvores pelos campos…
Gostei de Jerusalém!
Todos bem me receberam,
Falei com eles como convém.

Diferente era aquela gente
E os hábitos que eu conheci…
Enquanto por lá andei,
Uma nova vida vivi.
Pedro Carreira

Sem comentários:

Enviar um comentário