quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"A leitura é... " Pelos nossos alunos, do JI ao Secundário.


A leitura é...
Saber ler;
Interpretar;
Saber decifrar
E informar;
É adquirir;
É conhecer.
Com um livro nas mãos
Viaja no tempo,
Com noção de letras,
Frases,
E textos de vida,
Amor
E contradição.

Ler é aprender;
Ler é conhecer;
Ler é saber;
Ler é realidade;
Ler é curtir a vida;
Ler é ter cultura;
Ler é viver.
9.º A


A leitura faz-me sonhar
E ser quem eu não sou
Faz-me viajar por momentos
E lembrar o que o passado deixou

Sozinha nunca estou
Tenho sempre um livro a acompanhar
Quando uma lágrima cai
A leitura fá-la evaporar

Quando tenho um obstáculo
O livro abre uma porta para eu atravessar
Quando a felicidade chega
Ele abre a porta para ele entrar

A leitura já descrevi
Num livro vou pegar
Para transmitir o que sinto
E só ele o guardar.
Daniela Henriques, 9.ºB

Quando leio sinto-me leve como uma pena, livre como uma ave, e transparente como a água…
Ler, contacto harmonioso entre palavras e imaginação. Linhas cheias de sentido e intuição, uma mistura de cultura, história e vida…
Ler é viajar para bem longe, conhecer o desconhecido e acreditar no inacreditável. A leitura pode transportar-nos para outros mundos sem tirar os pés do chão. É voar sem ter asas. É crer sem ter crença. É viver quando não há mais forças.
A leitura acalma-nos, fortalece-nos e enriquece-nos. Ela é única. Não tem porquês nem para quês. A explicação dá-se por ela mesma. O acto da leitura leva-nos a sensações inexplicáveis que apenas quem lê sente.
Catarina Correia, 9.º B

Com a leitura nós vivemos
Coma leitura nós convivemos
Será que somos felizes?
Óbvio, a leitura faz parte da vida
Com ela aprendemos
Com ela choramos
Com ela rimos
Com ela iremos sorrir até morrer.

Ler
Aprender
Interessante
Todos os dias
União
Regresso ao passado
Aprender
Cláudio, David, Ricardo, Pedro, Joana, 9.ºB

A leitura é …
… uma viagem de aventura e fantasia
… dar a volta ao mundo sem sair do lugar
… sonhar acordado.
Ana Rita, Diogo Caramona, Diogo Alves, Luís Moitas, 7.º A

Ler é saber!...
Ler faz aprender.
Aprender faz o conhecimento.
O conhecimento faz-nos crescer e sonhar.
Joana Janela, Mariana Vaz, Vítor Emanuel, 6.ºAno

A leitura é…
Viajar pelas palavras
Sem rumo, sem intenção
É viver a aventura
E encontrar a imaginação.
Cedric, Diogo, Paulo, Pedro, 7.º B

Ler é saber,
E no nosso dia-a-dia
Vamos todos ler um livro
Porque é sempre uma alegria!

Vamos viajar
Sem sair do lugar
Conviver com personagens
Que não podemos apagar
Beatriz Saldanha, David André, Luís Peres, Marisa Fernandes, Sérgio Afonso, 9.º A

A leitura é …
Ter imaginação
Quando sonhamos com o nosso coração
Viagem de quem não pode pagar
Aventura do pensamento em movimento
Carina Valente, Ana Filipa Tereso, Andreia Nobre, Tiago Abrantes, 7.ºB

A leitura é …
Sonhar entre os livros
Caminhar nas frases com rumo incerto
Navegar num mar de letras
Fixar uma imagem num sonho perdido
Que jamais será esquecido…
Ana Antunes, Dora Janela, Andreia Oliveira, Inês Patrício, 7.ºB

A leitura é como andar de avião,
A adrenalina de levantar voo
A magia de andar nas nuvens
E a ansiedade de aterrar
É magia que nos deslumbra
É a entrada para num mundo novo
e o ansiar do fim do livro.
É uma aprendizagem constante da vida.
Carolina Baltazar, Inês Lopes, Marta Aposta, Verónica Hilário, Ana Filipa, 7.º A

Um livro é um amigo que nos leva a um mundo mágico!
Ler é viajar no mundo da imaginação.
6.º A

Uma forma de nos fazer lembrar dos nossos tempos de infância. Conhecer novos países, culturas e formas de viver. A água que corre no rio. Aquilo que nos permite exprimir o que nos vai no coração, que faz crescer a nossa imaginação.
Luísa Carreto, Mariana Capelo, Rafaela Pinheiro, 7.º A


Ler um livro é viajar sem sair do lugar. Vem ler connosco!
Inês Ramos, Carolina Afonso, 4.º Ano,T7

A leitura é uma aventura.
Diana Guerreiro, 4.º ano,T7

Eu gosto de ler
Porque me faz sonhar
Eu gosto de ler
Porque me faz viajar
Carolina Neca, 4.º ano,T7

Eu gosto dos livros
Porque me fazem aprender
E vão-me ajudar
Quando eu crescer.
Eva, 4.º Ano,T7

A leitura faz-me aprender
Como se estivesse a sonhar
Aprendo coisas novas
Sempre, sempre, sem parar
Alexandra Nabais, 4.º ano


Nós lemos todos os dias! E tu?...
Já leste alguma coisa hoje?
Ana Paula Robalo, 4.º Ano, T7


Abri um livro
E comecei a ler…
Que belas histórias,
E tantos desenhos para ver!

Comprei um livro
Que vi na exposição.
Era uma linda história
E tinha muita ilustração.



Já li muitos livros
E muitas lições
Mas eu prefiro livros
Com ilustrações
4.º Ano, T7

Era uma vez um livro…
Tantas histórias para ler!
Tantos desenhos para ver!
4.º Ano, T7


Ler é sonhar
Ler é crescer
Ler é percorrer montes e vales
Ler é voar da terra ao céu
Ler é imaginar
Ler é aprender
4.º Ano, T7

Gosto de livros porque me ensinam coisas sobre o corpo humano.
Gonçalo, JI, 5A

Eu gosto de ver as imagens nos livros.
Carolina, JI, 5A

Nos livros gosto de ler as histórias.
Cláudia, JI, 5A

Nos livros podemos aprender muitas coisas: abecedário, números, países…
Joana, JI, 5A

Os livros são nossos amigos.
David, JI, 5A
Nos livros podemos fazer trabalhos.
JI, 4A

Sem comentários:

Enviar um comentário