sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Mural dos Valores do Agrupamento das Escolas do Sabugal

Durante o ano letivo 2015/16 os alunos trabalharam diferentes valores cujo projeto culminou com a pintura deste mural.
Desde o jardim de infância ao 2º ciclo, todos os alunos do concelho, deslocaram-se à sede do Agrupamento para deixar na parede a sua ideia gráfica do valor que tinham trabalhado com os seus professores na sala de aula. 
Este trabalho teve a colaboração de alguns alunos de Educação Tecnológica do 3ºciclo e da Oficina de Artes, sob orientação das professoras de Educação Tecnológica do 2ºciclo.


 Pouco a pouco, numa parede cinzenta e triste foram surgindo imagens coloridas sobre a Paz, o Sonho, a Amizade, o Amor, a Família, a Liberdade, a Partilha, a Ternura, a Solidariedade, a Vida, a Esperança, a Natureza, a Igualdade e a Educação.













domingo, 1 de maio de 2016

Dia da Mãe

Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.

Carlos Drummond de Andrade, in 'Lição de Coisas' 

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Visita a São João da Madeira

Considerada a “Cidade do Trabalho” ou a “Capital do Calçado” , São João da Madeira, constitui um conjunto histórico/natural/arqueológico Industrial, de excelência.
Com esta atividade, que integrava o Plano Anual de Atividades, as professoras de Educação Tecnológica tinham como objetivo que os alunos de 6º e 7ºano tivessem contacto com um importante núcleo industrial português, exportador mundial de referência em Portugal, fruto do dinamismo e inovação.


 De uma antiga fábrica de chapéus, nasceu o Museu da Chapelaria. Único na Península Ibérica, o museu é uma homenagem aos homens e mulheres que fizeram da indústria chapeleira uma das atividades de maior importância na história do concelho.


 


 A Viarco é a única fábrica de lápis em Portugal, e, provavelmente, uma das mais versáteis a nível mundial. A sua história é antiga, tem início em Vila do Conde, no ano de 1907 e naquela época era conhecida como “Portugália – Fábrica Portuguesa de Lápis”. A Viarco produz uma vasta gama de lápis técnicos e de uso comum.

 Criada em 1979, a Helsar - Indústria do Calçado, SA dedica-se inicialmente, ao fabrico de sapatos de criança. Um ano mais tarde começa a produzir exclusivamente calçado feminino de alta qualidade, atividade que se prolonga até aos dias de hoje. O nome surgiu da junção de outros dois, Hélder e Sara, e pretendeu servir de homenagem aos filhos primogénitos dos dois sócios fundadores.



quinta-feira, 3 de março de 2016

Tertúlia sobre Educação Especial









 
 Realizou-se no dia 2 de março, e de acordo com o Plano Anual de Atividades do grupo de Educação Especial, a Tertúlia subordinada ao tema “ Refletir, Debater e Partilhar… Para melhor Intervir”. Pretendemos continuar a sensibilizar toda a Comunidade Escolar para o tema da diferenciação pedagógica nas nossas escolas.

     Demonstrar que somos iguais nas nossas diferenças. Pretendemos:
- Abordar o tema das necessidades Educativas Especiais de forma prática e abrangente, através da perspetiva de vários profissionais;
- Fomentar contributos positivos e esclarecedores relativamente a um assunto tão específico;
- Promover um espaço de encontro e de partilha entre vários agentes da comunidade escolar;
- Reflexão e debate acerca da classificação e elegibilidade dos alunos com NEE;
- Intertercâmbio de saberes, experiências e de boas práticas.

    A Avaliação feita pelos participantes foi muito positiva, tendo os mesmos sugerido a organização de outras tertúlias com diversos temas pertinentes.
A participação por parte do corpo docente ficou muito aquém das expetativas previstas pelo grupo organizador. Denota-se uma falta de sensibilidade e de disponibilidade para debater temas importantes, de forma a melhorar a prática educativa nas escolas.
Educação Especial

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

É CARNAVAL!!!!

Vamos brincar ao CARNAVAL!
Os alunos do Jardim de Infância e 1ºCEB do Sabugal saíram à rua e mostraram como é bom ser criança.