segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O 5 DE OUTUBRO



" Acabava aquele glorioso dia que amanhecera para Portugal com a Monarquia e terminava pelo estabelecimento da República ...
Fora um dia bem ganho! Mantinham-se intactas todas as ilusões que acompanharam a gestação de uma causa generosa e bela, daquela beleza que, em rigor, só existe na obra idealizada. A simpatia geral pelo novo regime inspirava-nos a mais perfeita confiança no futuro do País e da República, que os seus naturais adversários nem ousam combater".
Esta transcrição, que retirei do editorial da Agenda Municipal da Câmara do Sabugal, que neste mês de Outubro tem um programa vasto de acividades integradas nas Comemorações do Centenário da República, foi extraída das Memórias Políticas de José Relvas, figura central no processo de implantação da República, na qual, como se pode até deduzir do texto transcrito, ele acreditava sem reservas de qualquer espécie.
Comemore-se pois , condignamente, o dia do nascimento da República.
Mas é bom lembrar que o 5 de Outubro também é o dia dos professores portugueses, que, como é óbvio, têm que ser forçosamente ligados aos destinos da República, ela-mesma, atendendo aos serviços que têm prestado e vão continuar a prestar a nível educativo, assumam-no ou não os altos dignitários da nação republicana.
" Um bom professor pode mudar o mundo... A escola é um teste para toda a vida e um professor ajuda-nos a ultrapassá-lo da melhor maneira possível. Os professores esforçam-se. Dão o seu melhor. E mais ainda. E, nós, libertos por fim e ávidos de liberdade, despedimo-nos com uma leve arrogância e partimos.Não sabendo que tu fazes parte de nós". Pam BRAWN in Para Um Professor Muito Especial
Parabéns, professor, por este teu dia! E por continuares a acreditar na dignidade e na suma importância da tua profissão, apesar de todas as contariedades que tens vindo a suportar.
jrd

Sem comentários:

Enviar um comentário