sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

NOTA DE ABERTURA

A BE/CRE (Biblioteca Escolar Centro de Recursos Educativos) do Agrupamento de Escolas do Sabugal, sediada na EB2/3, é recente. Foi criada no ano transacto, pelo que podemos dizer com alguma propriedade que é ainda uma criança. Uma criança ao serviço de outras crianças, essencialmente, mas não exclusivamente. Queremos crescer para mais e melhor servir os nossos alunos, uma vez que existimos em função deles, mas estamos abertos à presença de todos, à partilha com todos.
O blogue para o qual agora escrevemos esta nota de abertura irá, certamente, desempenhar uma função importante nessa partilha de informação e experiências. Assim esperamos.
A actual designação das bibliotecas escolares - BE/CRE- é, por si só, bastante reveladora das novas funções educativas que lhes estão reservadas. A BE/CRE já é e vais ser, cada vez mais, mais do que um espaço, uma estrutura educativa importantíssima no contexto escolar.
Nesta perspectiva é crucial que as bibliotecas escolares não façam duas coisas. Uma é fecharem-se no seu casulo e esperar que alguém as procure. A outra, considerarem-se boas bibliotecas só pelo facto de terem boas condições físicas e, até, de equipamento.
Paralelamente será bom que vão criando ou aperfeiçoando condições de acesso e acompanhamento dos utilizadores na pesquisa e uso da informação, no recurso às TIC e uso qualificado da Internet e na exploração e disseminação de ferramentas Web.
É também fundamental que os responsáveis pelas BEs consigam manter uma atitude pró-activa que possibilite uma interacção sistemática e contínua com a escola, a todos os níveis, na definição de programas formativos e de trabalho com departamentos e docentes, de um modo geral, o que pressupõe que o professor bibliotecário possa participar em reuniões diversas que permitam aprofundar a ligação da BE ao Agrupamento (Departamentos, Conselhos de Turma, Conselho de Docentes, outros).
Parece inevitável que as BEs se envolvam na definição de finalidades e prioridades pedagógicas da escola/agrupamento e na implementação das medidas tendentes à sua prossecução.
Porém, isto também implica que a Biblioteca seja vista por todos, órgãos de gestão, de administração pedagógica, departamentos e professores como uma verdadeira estrutura pedagógica com um papel importante a desempenhar no processo de ensino/aprendizagem em que todos estão implicados e que, nestes termos, de todos espere uma disponibilidade permanente para as boas práticas do trabalho colaborativo e articulado, tendo como pano de fundo a formação integral do aluno, que, afinal, é o centro de todo o processo.
Termino, reiterando a expectativa de que este blogue venha a ser um verdadeiro veículo de informação. A equipa da BE vai procurar mantê-lo actualizado.
Joaquim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário