sexta-feira, 22 de abril de 2016

Visita a São João da Madeira

Considerada a “Cidade do Trabalho” ou a “Capital do Calçado” , São João da Madeira, constitui um conjunto histórico/natural/arqueológico Industrial, de excelência.
Com esta atividade, que integrava o Plano Anual de Atividades, as professoras de Educação Tecnológica tinham como objetivo que os alunos de 6º e 7ºano tivessem contacto com um importante núcleo industrial português, exportador mundial de referência em Portugal, fruto do dinamismo e inovação.


 De uma antiga fábrica de chapéus, nasceu o Museu da Chapelaria. Único na Península Ibérica, o museu é uma homenagem aos homens e mulheres que fizeram da indústria chapeleira uma das atividades de maior importância na história do concelho.


 


 A Viarco é a única fábrica de lápis em Portugal, e, provavelmente, uma das mais versáteis a nível mundial. A sua história é antiga, tem início em Vila do Conde, no ano de 1907 e naquela época era conhecida como “Portugália – Fábrica Portuguesa de Lápis”. A Viarco produz uma vasta gama de lápis técnicos e de uso comum.

 Criada em 1979, a Helsar - Indústria do Calçado, SA dedica-se inicialmente, ao fabrico de sapatos de criança. Um ano mais tarde começa a produzir exclusivamente calçado feminino de alta qualidade, atividade que se prolonga até aos dias de hoje. O nome surgiu da junção de outros dois, Hélder e Sara, e pretendeu servir de homenagem aos filhos primogénitos dos dois sócios fundadores.



quinta-feira, 3 de março de 2016

Tertúlia sobre Educação Especial









 
 Realizou-se no dia 2 de março, e de acordo com o Plano Anual de Atividades do grupo de Educação Especial, a Tertúlia subordinada ao tema “ Refletir, Debater e Partilhar… Para melhor Intervir”. Pretendemos continuar a sensibilizar toda a Comunidade Escolar para o tema da diferenciação pedagógica nas nossas escolas.

     Demonstrar que somos iguais nas nossas diferenças. Pretendemos:
- Abordar o tema das necessidades Educativas Especiais de forma prática e abrangente, através da perspetiva de vários profissionais;
- Fomentar contributos positivos e esclarecedores relativamente a um assunto tão específico;
- Promover um espaço de encontro e de partilha entre vários agentes da comunidade escolar;
- Reflexão e debate acerca da classificação e elegibilidade dos alunos com NEE;
- Intertercâmbio de saberes, experiências e de boas práticas.

    A Avaliação feita pelos participantes foi muito positiva, tendo os mesmos sugerido a organização de outras tertúlias com diversos temas pertinentes.
A participação por parte do corpo docente ficou muito aquém das expetativas previstas pelo grupo organizador. Denota-se uma falta de sensibilidade e de disponibilidade para debater temas importantes, de forma a melhorar a prática educativa nas escolas.
Educação Especial

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

É CARNAVAL!!!!

Vamos brincar ao CARNAVAL!
Os alunos do Jardim de Infância e 1ºCEB do Sabugal saíram à rua e mostraram como é bom ser criança.


 

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Final do 1ºPeríodo

Já chegámos ao final do 1º período e como trabalhámos!

Entre garrafas, pinhas, papéis, pincéis e outros "téis" fomos recortando, colando, pintando e, principalmente, inventando... o que resultou numa grande mostra de trabalhos realizados nas disciplinas de EV, ET e Oficinas de Artes.















segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

O NATAL é Amarelo!


 Já se encontram expostas, no Largo da Fonte, as árvores dos nossos alunos.














Aceitámos o convite da Câmara Municipal do Sabugal para integrar o projeto "O Natal é Amarelo" e eis o resultado. Mas, antes disso...
...os alunos iniciaram campanhas de recolha de embalagens Tetrapack;
... foram juntando, nas salas de Ed. Tecnológica, as embalagens recolhidas e limpas;
...deram asas à imaginação na construção de árvores de natal amarelas!