sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

CORTA MATO ESCOLAR

Realizou-se no dia 21 de janeiro, entre as 9h45 e as 12h30, no Estádio Municipal do Sabugal, o Corta Mato Escolar, organizado pelos professores de Educação Física e com a participação de 125 alunos. Este ano, os alunos do 4º ano das EB1 do Sabugal e do Soito também participaram. Todos os alunos demonstraram bom comportamento, empenho e fair play. Os escalões com mais adesão foram o dos infantis A e B. Os três primeiro alunos de cada escalão e género subiram ao pódio e foi-lhes entregue a respetiva medalha.
Um agradecimento especial à Direção da Escola que não só esteve presente como ajudou em toda a logística necessária à realização do Corta Mato.
A fase seguinte é o corta-mato distrital, que se realiza no dia 12 de fevereiro, no Parque Pólis, na Guarda. O nosso agrupamento vai estar representado por 44 alunos e alunas que deram o seu melhor para poderem estar presentes nesta fase, onde participam todas as escolas e agrupamentos escolares do distrito da Guarda.

A Coordenadora do Desporto Escolar

Virgínia Cardosa

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Começo de um ano novo


Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
- Ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança…
E em torno dela indagará o povo:
- Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
- O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…
(Mario Quintana)
BOM ANO!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


  Este dia foi assinalado, na nossa escola, com a realização de alguns trabalhos sobre o tema.




Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia três de dezembro comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. 
Esta comemoração tem como objetivo principal promover uma maior compreensão de tudo o que diz respeito às pessoas com deficiência e mobilizar o seu bem-estar. 
Para sinalizarmos este dia tivemos na nossa sala, no dia cinco de dezembro, a visita da senhora professora Sofia que nos veio falar destes assuntos e também nos ensinou algumas letras do alfabeto manual de língua gestual portuguesa. Tivemos também a oportunidade de ver algumas imagens sobre como as pessoas com deficiência podem ser famosas, felizes, bonitas e até alcançar sucesso. 
Como ela era surda ensinou-nos como chamar a atenção a um surdo e algumas palavras em língua gestual.
Gostámos muito desta sessão pois ficámos mais sensibilizados para este problema e, assim, tratarmos melhor as pessoas com deficiência.
 
Alunos do 4º ano da EB1 de Sabugal – turma 6



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

1º de dezembro de 1640

O dia 1 de dezembro já foi feriado em Portugal.

Neste dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
Vamos lembrar... 



 D. JoãoIV

Para ouvires a história deste 1º rei da 4ª dinastia clica na imagem.

domingo, 23 de novembro de 2014

Dia da Floresta Autóctone

 Esta atividade foi dinamizada pela RNSM.


A técnica da RNSM, Laura Saloio, deu a conhecer algumas espécies autóctones da nossa floresta como o carvalho negral, o castanheiro e o azevinho, entre outras.


Cada grupo de alunos foi responsável por preparar o terreno, abrir o buraco e condicionar o espaço para a árvore que plantou.

Falta acompanhar o crescimento da árvore que plantámos e colocar placas com a data da plantação onde estará a identificação da espécie.