terça-feira, 3 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 5 de janeiro de 2015
Começo de um ano novo
Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
- Ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança…
E em torno dela indagará o povo:
- Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
- O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…
(Mario Quintana)
BOM ANO!
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Este dia foi assinalado, na nossa escola, com a realização de alguns trabalhos sobre o tema.


Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Esta comemoração tem como objetivo principal promover uma maior compreensão de tudo o que diz respeito às pessoas com deficiência e mobilizar o seu bem-estar.
Para sinalizarmos este dia tivemos na nossa sala, no dia cinco de dezembro, a visita da senhora professora Sofia que nos veio falar destes assuntos e também nos ensinou algumas letras do alfabeto manual de língua gestual portuguesa. Tivemos também a oportunidade de ver algumas imagens sobre como as pessoas com deficiência podem ser famosas, felizes, bonitas e até alcançar sucesso.
Como ela era surda ensinou-nos como chamar a atenção a um surdo e algumas palavras em língua gestual.
Gostámos muito desta sessão pois ficámos mais sensibilizados para este problema e, assim, tratarmos melhor as pessoas com deficiência.
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
1º de dezembro de 1640
O dia 1 de dezembro já foi feriado em Portugal.
Neste dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
Vamos lembrar...
Para ouvires a história deste 1º rei da 4ª dinastia clica na imagem.
quinta-feira, 27 de novembro de 2014
domingo, 23 de novembro de 2014
Dia da Floresta Autóctone
A técnica da RNSM, Laura Saloio, deu a conhecer algumas espécies autóctones da nossa floresta como o carvalho negral, o castanheiro e o azevinho, entre outras.
Cada grupo de alunos foi responsável por preparar o terreno, abrir o buraco e condicionar o espaço para a árvore que plantou.
Falta acompanhar o crescimento da árvore que plantámos e colocar placas com a data da plantação onde estará a identificação da espécie.
segunda-feira, 17 de novembro de 2014
14 de novembro – Dia Mundial da Diabetes-
Em resposta ao desafio lançado pela equipa de saúde escolar do Centro de Saúde local, no dia 14 de novembro assinalou-se, mais uma vez, o Dia Mundial da Diabetes na EB2 do Sabugal.
O dia começou com um pequeno almoço apetitoso e saudável oferecido a todos os alunos do 2ºciclo no salão de convívio.
Esta foi uma forma de responder ao apelo da Federação Internacional da Diabetes que escolheu como tema para o corrente ano, a valorização do pequeno almoço como a primeira refeição, importantíssima para um dia de trabalho e estudo bem sucedido!
A equipa do centro de saúde continuou o seu trabalho dinamizando sessões de formação sobre diabetes, orientadas pela equipa de enfermeiros. Foram enfatizadas as medidas essenciais à prevenção da Diabetes Tipo II.
Todas as turmas do 2ºciclo participaram nestas sessões.
Durante a semana, os alunos das três turmas do 6ºano prepararam-se para esta atividade, realizando trabalhos de pesquisa sobre esta doença.
Os trabalhos que resultaram dessa pesquisa foram expostos na Biblioteca Escolar.
A excelente colaboração da equipa de técnicos de saúde do Centro de Saúde do Sabugal, permite que as nossas crianças e adolescentes melhorem a sua literacia em saúde e desenvolvam consciência da importância da adoção de hábitos diários mais saudáveis como forma de prevenção quer da Diabetes quer de outras doenças.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





