segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Começo de um ano novo


Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
- Ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança…
E em torno dela indagará o povo:
- Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
- O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…
(Mario Quintana)
BOM ANO!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


  Este dia foi assinalado, na nossa escola, com a realização de alguns trabalhos sobre o tema.




Comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

No dia três de dezembro comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. 
Esta comemoração tem como objetivo principal promover uma maior compreensão de tudo o que diz respeito às pessoas com deficiência e mobilizar o seu bem-estar. 
Para sinalizarmos este dia tivemos na nossa sala, no dia cinco de dezembro, a visita da senhora professora Sofia que nos veio falar destes assuntos e também nos ensinou algumas letras do alfabeto manual de língua gestual portuguesa. Tivemos também a oportunidade de ver algumas imagens sobre como as pessoas com deficiência podem ser famosas, felizes, bonitas e até alcançar sucesso. 
Como ela era surda ensinou-nos como chamar a atenção a um surdo e algumas palavras em língua gestual.
Gostámos muito desta sessão pois ficámos mais sensibilizados para este problema e, assim, tratarmos melhor as pessoas com deficiência.
 
Alunos do 4º ano da EB1 de Sabugal – turma 6



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

1º de dezembro de 1640

O dia 1 de dezembro já foi feriado em Portugal.

Neste dia comemora-se o Dia da Restauração da Independência.
Vamos lembrar... 



 D. JoãoIV

Para ouvires a história deste 1º rei da 4ª dinastia clica na imagem.

domingo, 23 de novembro de 2014

Dia da Floresta Autóctone

 Esta atividade foi dinamizada pela RNSM.


A técnica da RNSM, Laura Saloio, deu a conhecer algumas espécies autóctones da nossa floresta como o carvalho negral, o castanheiro e o azevinho, entre outras.


Cada grupo de alunos foi responsável por preparar o terreno, abrir o buraco e condicionar o espaço para a árvore que plantou.

Falta acompanhar o crescimento da árvore que plantámos e colocar placas com a data da plantação onde estará a identificação da espécie.


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

14 de novembro – Dia Mundial da Diabetes-

Em resposta ao desafio lançado pela equipa de saúde escolar do Centro de Saúde local, no dia 14 de novembro assinalou-se, mais uma vez, o Dia Mundial da Diabetes na EB2 do Sabugal.



O dia começou com um pequeno almoço apetitoso e saudável oferecido a todos os alunos do 2ºciclo no salão de convívio. 
Esta foi uma forma de responder ao apelo da Federação Internacional da Diabetes que escolheu como tema para o corrente ano, a valorização do pequeno almoço como a primeira refeição, importantíssima para um dia de trabalho e estudo bem sucedido!
A equipa do centro de saúde continuou o seu trabalho dinamizando sessões de formação sobre diabetes, orientadas pela equipa de enfermeiros. Foram enfatizadas as medidas essenciais à prevenção da Diabetes Tipo II.

Todas as turmas do 2ºciclo participaram nestas sessões.

Durante a semana, os alunos das três turmas do 6ºano prepararam-se para esta atividade, realizando trabalhos de pesquisa sobre esta doença. 
Os trabalhos que resultaram dessa pesquisa foram expostos na Biblioteca Escolar.

A excelente colaboração da equipa de técnicos de saúde do Centro de Saúde do Sabugal, permite que as nossas crianças e adolescentes melhorem a sua literacia em saúde e desenvolvam consciência da importância da adoção de hábitos diários mais saudáveis como forma de prevenção quer da Diabetes quer de outras doenças. 








sexta-feira, 31 de outubro de 2014

31 de outubro




























Entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening Hallowe'en Halloween. Rapidamente se conclui que o termo Dia das bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.