segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Lenda de São Martinho


Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França. 
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo. 

Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. 

De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola. 

Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre. 

Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão! 
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom. 



É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho. 




São Martinho é também santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos restauradores (hóteis, pensões, restaurantes), dos produtores de vinho, dos soldados... dos cavalos, dos gansos.


Alguns provérbios alusivos a esta data:
  • No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
  • No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.
  • No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.
  • Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
  • Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
  • Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho.

São castanhinhas...



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

HALLOWEEN

Os professores de Inglês comemoraram esta época festiva de um modo assuuuuustador!!!!!! 



Espreitem só...



O primeiro registo do termo "Halloween" é de cerca de 1745 anos. 
O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even"(Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day). 

"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. 

Com o tempo, as pessoas passaram a referir-se à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween".


















Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa. 

Rapidamente se conclui que o termo Dia das Bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.
Possivelmente, a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, "doce ou travessura"), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700).

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo.

Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.

Para o ano há mais! AH, AH, AH!

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia da Alimentação - 16 de Outubro

O dia 16 de outubro foi escolhido pelas Nações Unidas como Dia Mundial da Alimentação e a cada ano um novo tema é selecionado com o objetivo de chamar atenção para questões importantes envolvendo a segurança alimentar e nutrição. 

Em 2013 o tema escolhido são “Sistemas Alimentares Saudáveis” e propõe uma análise dos impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente. 
O que é um sistema alimentar?
Os sistemas alimentares são a forma como produzimos, processamos, embalamos, transportamos, armazenamos, comercializamos, compramos e comemos nossa comida.

Alguns trabalhos expostos na escola e realizados pelos alunos...





 





Como queremos continuar a sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma alimentação saudável, participámos no desafio que a DECOJovem lançou às escolas. Aqui ficam algumas fotos:


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Hoje é dia de São Jerónimo, padroeiro dos bibliotecários.

 Jerónimo nasceu numa família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização da sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres de retórica e desfrutou a juventude com uma certa liberdade. Jerónimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor. Morreu de velhice no ano 420, em 30 de setembro, em Belém.                         É conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim.                                                                 É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores, e patrono das secretárias, ambos comemorados no dia 30 de setembro.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Regresso à Escola!


Ilustração de Peanuts por Charles M. Schulz.

Louvor do Aprender

Aprende o mais simples! Pra aqueles
Cujo tempo chegou
Nunca é tarde de mais!
Aprende o abc, não chega, mas
Aprende-o! E não te enfades!
Começa! Tens de saber tudo!
Tens de tomar a chefia!
Aprende, homem do asilo!
Aprende, homem na prisão!
Aprende, mulher na cozinha!
Aprende, sexagenária!
Tens de tomar a chefia!
Frequenta a escola, homem sem casa!
Arranja saber, homem com frio!
Faminto, pega no livro: é uma arma.
Tens de tomar a chefia.
Não te acanhes de perguntar, companheiro!
Não deixes que te metam patranhas na cabeça:
Vê c’os teus próprios olhos!
O que tu mesmo não sabes
Não o sabes.
Verifica a conta:
És tu que a pagas.
Põe o dedo em cada parcela,
Pergunta: Como aparece isto aqui?
Tens de tomar a chefia.


Bertold Brecht, in 'Lendas, Parábolas, Crónicas, Sátiras e outros Poemas' 
Tradução de Paulo Quintela


BOM ANO LETIVO!