quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia da Alimentação - 16 de Outubro

O dia 16 de outubro foi escolhido pelas Nações Unidas como Dia Mundial da Alimentação e a cada ano um novo tema é selecionado com o objetivo de chamar atenção para questões importantes envolvendo a segurança alimentar e nutrição. 

Em 2013 o tema escolhido são “Sistemas Alimentares Saudáveis” e propõe uma análise dos impactos dos sistemas alimentares para o meio ambiente. 
O que é um sistema alimentar?
Os sistemas alimentares são a forma como produzimos, processamos, embalamos, transportamos, armazenamos, comercializamos, compramos e comemos nossa comida.

Alguns trabalhos expostos na escola e realizados pelos alunos...





 





Como queremos continuar a sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma alimentação saudável, participámos no desafio que a DECOJovem lançou às escolas. Aqui ficam algumas fotos:


segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Hoje é dia de São Jerónimo, padroeiro dos bibliotecários.

 Jerónimo nasceu numa família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização da sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres de retórica e desfrutou a juventude com uma certa liberdade. Jerónimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor. Morreu de velhice no ano 420, em 30 de setembro, em Belém.                         É conhecido sobretudo como tradutor da Bíblia do grego antigo e do hebraico para o latim.                                                                 É o padroeiro dos bibliotecários e dos tradutores, e patrono das secretárias, ambos comemorados no dia 30 de setembro.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Regresso à Escola!


Ilustração de Peanuts por Charles M. Schulz.

Louvor do Aprender

Aprende o mais simples! Pra aqueles
Cujo tempo chegou
Nunca é tarde de mais!
Aprende o abc, não chega, mas
Aprende-o! E não te enfades!
Começa! Tens de saber tudo!
Tens de tomar a chefia!
Aprende, homem do asilo!
Aprende, homem na prisão!
Aprende, mulher na cozinha!
Aprende, sexagenária!
Tens de tomar a chefia!
Frequenta a escola, homem sem casa!
Arranja saber, homem com frio!
Faminto, pega no livro: é uma arma.
Tens de tomar a chefia.
Não te acanhes de perguntar, companheiro!
Não deixes que te metam patranhas na cabeça:
Vê c’os teus próprios olhos!
O que tu mesmo não sabes
Não o sabes.
Verifica a conta:
És tu que a pagas.
Põe o dedo em cada parcela,
Pergunta: Como aparece isto aqui?
Tens de tomar a chefia.


Bertold Brecht, in 'Lendas, Parábolas, Crónicas, Sátiras e outros Poemas' 
Tradução de Paulo Quintela


BOM ANO LETIVO!

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projeto LIVRÃO

 As escolas do 1.º ciclo do nosso agrupamento participaram no concurso projeto livrão. O trabalho mais bem classificado ficou em 3.º lugar. Aqui deixamos os vários trabalhos e respetivas classsificações. Para uma melhor leitura aconselha-se a tela cheia e, se necessário, o recurso à lupa.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Á CONVERSA COM...

ALICE VIEIRA ENTRE NÓS...


È mesmo verdade! A escritora Alice Vieira esteve cá, connosco.

Foi nos dias 29 e 30 de maio, o mês passado, que esteve à conversa com os nossos alunos .

Primeiramente na biblioteca escolar da escola básica n.º 2, entre as 9 e o meio-dia, com alunos do 5.º e do 6.º anos. De tarde , no auditório municipal com os alunos do 1.º Ciclo do Sabugal.

No dia 30 foi a EB1 do Soito que teve o privilégio de com ela conversar.

E que bem que se portaram os nossos alunos. Todos. Em todas as sessões mostraram interesse e curiosidade, fazendo as mais diversas perguntas à escritora que, sempres coma a maior disponibilidades e simpatia, a todos foi respondendo.